Bichectomia
A bichectomia ou lipoplastia facial é um procedimento dermatológico cirúrgico indicado para reduzir o volume da parte de baixo do rosto e afinar o queixo, conferindo leveza e melhorando o contorno da “linha do blush” para promover um aspecto mais jovem e simétrico à face.
Como uma das ferramentas da harmonização funcional e estética dos componentes faciais, a bichectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na remoção de parte de um coxim gorduroso profundo localizado entre os músculos masseter e bucinador presente na região das bochechas, o que gera, como consequência, o aumento do corredor bucal e a diminuição tridimensional do terço inferior da face.
É comum que pacientes com o rosto mais arredondado e com bochechas maiores recorram à cirurgia para conquistar um rosto mais fino e alongado, valorizando a região do malar e zigoma. Contudo, a indicação do procedimento só será realizada após uma avaliação médica. Desta forma, o profissional irá avaliar a face do paciente como um todo, observando as reais necessidades e possibilidades de tratamentos, a fim de não alterar a naturalidade ou a funcionalidade da região.
A bichectomia é realizada com a retirada de duas bolsas de gordura presentes em cada bochecha. Conhecidas como bolas de Bichat, essas bolsas de gordura são responsáveis por dar mais volume à região, o que causa, muitas vezes, desconforto em homens e mulheres.
Por se tratar de um procedimento cirúrgico com resultados estéticos e terapêuticos, apresenta indicações distintas.
Como finalidade terapêutica, a cirurgia de bicheotornia está indicada para pessoas que mordem frequentemente a mucosa jugal por invasão do corredor bucal pela bola de Bichat, e desejam reduzir o volume das bochechas a fim de evitar problemas funcionais.
Com finalidade estética está indicada para pessoas que apresentam volume em excesso no terço inferior da face com desejo de esculpi-la, ou simplesmente valorizar suas características esqueléticas por definição do contorno facial através da diminuição do volume