Toxina Botulínica
(Botox)

A toxina botulínica (botox) é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum — aquela que, se ingerida em grandes quantidades, provoca botulismo. Porém, se injetada em pontos específicos, em volumes pequenos, somente os impulsos nervosos que orientam os músculos atingidos são paralisados.

Na prática, a toxina botulínica age no bloqueio da musculatura subjacente à área tratada se tornando uma alternativa segura e eficiente para tratar rugas e linhas de expressão.

Toxina Botulínica (botox)
Toxina Botulínica

Em sua maioria, as indicações de toxina botulínica buscam melhorias estéticas. Ela costuma ser usada para tratar:

  • linhas de expressão (vincos verticais, entre as sobrancelhas, e riscos horizontais, na testa)
  • pés de galinha (rugas presentes nos cantos externos dos olhos)
  • pregas de marionete (sulcos labiomentonianos, próximos aos cantos da boca)
  • pescoço com bandas (bandas grossas do músculo plastima).

 

O uso da toxina botulínica para tratamento estético em pacientes muito jovens, com menos de 18 anos, não é recomendado. Isso porque o aparecimento de rugas e linhas de expressão nessa faixa etária não é comum.

Porém, as aplicações preventivas, realizadas aos primeiros sinais de envelhecimento na pele, por volta dos 25 anos de idade, estão se popularizando cada vez mais. Graças a elas, é possível evitar certos movimentos faciais que contribuem para o surgimento das rugas e linhas de expressão.

Vale destacar que o botox pode ser realizado tanto em mulheres como homens. Eles, aliás, têm aderido cada vez mais aos chamados tratamentos anti-aging.

Toxina Botulínica

Veja outros Posts

Agende seu Horário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *